Depois de termos contato sobre a origem do nosso nome, nós da Vesta Monitoramento preparamos para você este artigo contando de onde vem nossa paixão pelo ramo da segurança.
Antes de fundar a Vesta Monitoramento, a Família Bernardini tinha um outro negócio, num ramo diferente dentro da segurança. A Bernardini S.A. Indústria e Comércio, fundada em 1912, em São Paulo (SP), se desenvolveu como fabricante de cofres, portas blindadas e móveis de aço. Teve suas primeiras experiências no setor automotivo e na área militar, nos anos 60, ao fabricar carrocerias para caminhões dos Fuzileiros Navais e do Exército. Anos depois (em paralelo à fabricação de cofres), construiu também carrocerias blindadas para transporte de valores.
Foto – X1-A2
A empresa foi solicitada pelo Exército, em 1972, para ajudar na modernização dos tanques M3-A1 Stuart, que estava a cargo da Biselli, a partir daí se dedicou ao segmento militar. A Bernardini se responsabilizou pela construção das suspensões e torre blindada para o novo veículo. A reforma se tornou tão profunda que originou um novo tanque, o X1-A1, que se transformou no X1-A2 Carcará – o primeiro carro de combate do país construído sobre lagartas. Entre as décadas de 70 e 80 foi criado mais dois modelos a partir do X1-A1, concebendo uma família de equipamentos: o Carro Lançador Múltiplo de Foguetes XLF-40 e o Lançador de Ponte XLP-10. O primeiro tinha uma rampa para o lançamento de três foguetes X-40 Avibrás, com alcance de até 65 km, e quatro sapatas hidráulicas para estabilização; foi construído apenas um exemplar. O segundo trazia uma ponte de 10m de comprimento com capacidade para 20t, construída em alumínio estrutural, que podia ser lançada em três minutos através de sistema hidráulico totalmente automático; além do original, foram produzidas mais quatro unidades. Em 1982 foi montado um protótipo de blindado antiaéreo (com o nome de M3), equipado com mira ótica e quatro metralhadoras (3.200 tiros/min e 750 m de alcance) que, contudo, não passou da fase de testes.
Foto – Lançador de foguetes XLF-40
Em 1984 a Bernardini desenvolvia mais um tanque especializado, o Sherman M4 na versão anti-minas, que também só foi produzido um exemplar. Estes tanques, já tinham passado por duas tentativas de modernização, quando foi transformado em um lança-pontes de 20 m e capacidade de 30 t, onde trocaram o motor MWM por um Scania de 400 cv, a eliminação da torre e seu canhão e a instalação, na dianteira, de dois roletes anti-minas com três toneladas de peso importados de Israel.
Foto – Anti-minas
Foto – Lançador de pontes